quarta-feira, 25 de março de 2015

VISITA AO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA



VISITA AO MUSEU DE LÍNGUA PORTUGUESA


    Os alunos dos 8° e 9°anos da escola João de Souza Ferraz fizeram uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, nessa terça-feira (24) . Lá vimos logo na entrada uma grande árvore de palavras, que representava a evolução das palavras ao longo dos tempos, conseguimos ver “A grande galeria, Palavras-cruzadas, Linha do tempo, Beco das palavras, História da estação da luz, Mapa dos falares’ e por fim o auditório, onde assistimos  uma projeção de um pequeno filme de 10 minutos, sobre a origem da nossa língua. E na sequência uma seção de declamação de poesias.
   Conseguimos saber muitas coisas sobre nossa língua, que é tão diversificada, já que se origina de vários povos e países diferentes, esse museu é um lugar de grande aprendizado já que muitos sabem tão pouco sobre sua própria língua. E nos indicamos  que todos façam uma visita a esse museu, pois é um lugar de muito aprendizado de um jeito divertido e não cansativo.

Equipe:
Willian 9°B
Maria Elizabete 9°B





sexta-feira, 13 de março de 2015

A Arte de Ouvir



Como você ouve?

  Ouvir é entender e perceber os sons. A orelha capta e direciona os sons ao canal auditivo. As ondas sonoras fazem vibrar o ar que é transmitido ao tímpano. A membrana timpânica vibra, e o ar passa pelos ossos: martelo, bigorna e estribo. O estribo se conecta a janela oval, comunicando ao liquido coclear, que faz vibrar as células sensoriais. Os pelos encostam-se à membrana tectorica, geram impulsos nervosos e os levam para o córtex cerebral.
 


Por que o ouvido produz cera?
  O ouvido produz cera na parte externa do canal do ouvido, que é produzida para proteger. A oleosidade da cera repele a agua e outras sujeiras, que evita que eles atinjam o interior do ouvido, causando inflamações e outros danos. A cera se acumula, e o próprio ouvido se encarrega de expeli-la, portanto não precisamos limpa-los .
 A forma mais comum de limpeza é com cotonetes, mas essa forma, só empurra a cera para mais perto do tímpano. Isso faz com que haja um acumulo de cera, prejudicando a audição. O mais indicado é limpa-los, após o banho com uma toalha fina. Mas se houver muita cera acumulada, é importante procurar um médico para verificar o porquê desse acumulo.
  
EQUIPE:
Ingrid Ferreira - 9ºB
Yasmim Ferreira  - 9ºB