segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Aterros Sanitários

Aterros Sanitários

Os aterros sanitários são grandes áreas preparadas tecnicamente para receber os resíduos orgânicos coletados nas residências. Estas áreas contam com garantias de proteção ao meio ambiente, evitando a contaminação do lençol freático. Após o esgotamento dos aterros, a área é totalmente coberta e poderá ser utilizada como área de lazer, depois que o nível de contaminação for praticamente zerado.



Transbordo
São pontos de destinação intermediários dos resíduos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o aterro sanitário. As Estações de Transbordo, portanto, são locais onde o lixo é descarregado dos caminhões compactadores e, depois, colocados em uma carreta que leva os resíduos até o aterro sanitário, seu destino final. O volume estimado de movimentação nos transbordos é em torno de 1.200 mil toneladas por dia.


Transbordo Santo Amaro
Avenida Miguel Yunes, n.º 343
Telefone: 5613-1530


No dia três de setembro, realizamos uma visita ao aterro sanitário  vimos como o nosso lixo e reutilizado e como nosso lixo e separado pelas maquinas. Aprendemos que o nosso lixo serve para muitas coisas e também, que os homens destroem o nosso planeta por dinheiro.







Moreira de Acopiara

Participou da nossa Mostra Cultural "Maravilhas do Meu Brasil" o cordelista Moreira de Acopiara. Somos muito gratos pela sua colaboração abrilhantando a nossa mostra.


Moreira de Acopiara


Manoel Moreira Junior. Nasceu no município de Acopiara, interior do Ceará em 1961, onde viveu até os 20 anos de idade e onde foi alfabetizado pela mãe. 
Poeta e escritor, estudioso e conhecedor da cultura popular brasileira, declamador.
Veio para São Paulo na década de 1980, em busca de emprego. Trabalhou como frentista, garçom em churrascaria e vendedor, mas nunca deixou de lado a paixão pelo cordel. 
O autor visita sua terra natal de duas a três vezes por ano, para ver amigos, familiares e principalmente por conta do projeto social que tem por lá. Ele ajudou a fundar a única biblioteca do distrito de Trussu, em Acopiara. 



Cordéis


Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro. 



Cordéis com a técnica de xilogravura


Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de um instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a "xilogravura de topo".

http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Moreira+de+Acopiara&ltr=m&id_perso=1989

https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura


Doe Sangue

Faça um gesto de amor

 



Etapas da Doação

O gesto da doação envolve também um processo lógico e bem estruturado com a finalidade de oferecer segurança e comodidade ao doador.

 1. Cadastro - O candidato à doação informa seus dados e recebe um código que o acompanha durante todo o processo da doação. O atendente confere com o doador se estão corretos os dados, como endereço, telefone, e-mail e CEP.
2. Teste de Anemia - Esse exame é feito para verificar se o candidato à doação possui nível de hemoglobina "dentro dos parâmetros de normalidade". Caso esteja abaixo ou acima dos valores normais, o candidato é orientado a procurar o serviço de saúde. Pessoas com anemia não podem doar.
3. Sinais vitais e peso - São verificados o batimento cardíaco, pressão arterial, peso e temperatura do candidato.
4. Triagem clínica -  O candidato responde a uma entrevista confidencial, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. É fundamental responder corretamente e honestamente às perguntas.
5. Voto de autoexclusão - O doador faz uma opção confidencial respondendo SIM ou NÃO à seguinte pergunta: "Você apresenta situação de risco para doenças sexualmente transmissííveis"? Independentemente da resposta, o sangue será coletado, e todos os testes serão realizados. Porém, se a resposta for SIM, independentemente do resultado desses exames, a bolsa será descartada.
6. Coleta - É passada uma solução antisséptica no local onde será feita a punção. A coleta de sangue é totalmente segura, sendo utilizada uma agulha estéril, de uso único e descartável, para coletar cerca de 450ml de sangue e amostras para a realização de exames obrigatórios por lei.

7. Lanche - Após a doação, o doador recebe um lanche e um suco, que deverão ser consumidos na Cantina do posto de coleta.
Algumas orientações pós-doação:
  • - manter o curativo no local por pelo menos 4 horas;
  • - não ingerir bebidas alcoólicas;
  • - evitar esforço físico; e
  • - beber bastante líquido.





8. O caminho da bolsa até a transfusão. O sangue doado é testado para hepatite B e C, HIV, HTLV I e II, Chagas e sífilis. Se um destes testes apresentar resultado alterado, o sangue doado não será utilizado para transfusão e o doador será convocado a retornar à Fundação Pró-Sangue para repetição dos exames. Caso ocorra inadequação das amostras, o doador também será convocado a repetir os exames. 



 
Dobre as chances de salvar vidas. Doe duas vezes ao ano.




Cada gotinha conta. 

 


Mais informações ligue para o Alô Pró - Sangue ou envie um e-mail para agendamento com hora marcada.

Alô Pró- Sangue: 0800 55 0300 
e-mail: agendamentogrupos@prosangue.sp.gov.br
www.prosangue.sp.gov.br


http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao/etapasdoacao.aspx

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Futuros Formandos



                                    Futuros Formandos

    O ano esta acabando e muitos alunos vão embora e deixarão lembranças e saudades.
    Foram muitos momentos bons, muitos anos partilhando a mesma rotina, com os colegas - grandes amigos e que continuarão em nossas vidas. 
   Momentos de muita diversão e aprendizado. Todos vamos sentir saudades desses anos que passaram, nesse mesmo lugar, onde nasceu o conhecimento e a personalidade de cada um de nós.
     Devemos agradecer a todos que participaram dessa etapa da vida da gente, todos os professores e funcionários,  agradecer a escola por ser a nossa segunda casa durante anos.
     Para a nossa despedida a formatura será realizada no dia 11 de Dezembro. Iremos sair do João de Souza Ferraz, com muitas saudades mas também, muito satisfeitos com tudo o que passamos. Obrigada !
By: Ingrid Ferreira 











Halloween do Bem



Halloween 

   O Halloween do João aconteceu no dia 04 de novembro, com a temática "Halloween do Bem", onde além de termos um dia divertido, também ajudamos  uma instituição com a doação feita pela comunidade escolar de um quilo de alimento não perecível.
   O pessoal do grêmio organizou nossa primeira festa de Halloween, foi muito divertida, varias fantasias criativas, pinturas, músicas e danças, tiveram também brincadeiras.  Os alunos entraram no clima e gostaram bastante, teve pipoca, brigadeiro, geladinho de vários sabores.
    Agradecemos a contribuição de todos e esperamos que nos próximos anos aconteça de novo!